Os automóveis da Volkswagen já podem ser controlados pela Siri e pelo iPhone

Os automóveis da Volkswagen já podem ser controlados pela Siri e pelo iPhone

Cada vez mais a integração entre os automóveis e os condutores é maior. Com tecnologia disponível, é possível permitir aos condutores prepararem as suas viagens muito antes de entrarem nos seus veículos e assim, terem-nos prontos quando precisam.

Se até agora esta funcionalidade estava reservada a carros de topo de gama, a Volkswagen abriu a porta e parte da sua oferta já pode ser controlada pela Siri.

A novidade que agora foi anunciada está disponível na aplicação VW Car-Net e faz uso dos Atalhos, algo que a Apple apresentou para o iOS 12. A Siri passa a poder interagir com as aplicações e com comandos específicos, alargando a sua presença no seu ecossistema nativo.

Com a nova integração, os condutores podem dar um conjunto de comandos bem definidos, que passam a assim a ser agrupados e enviados para o carro, preparando-o.

Passa a ser possível usar a Siri e o iPhone para iniciar ou parar o carregamento das baterias de um veículo elétrico da Volkswagen, ou ligar-lhe o ar condicionado. Podem ainda especificar uma temperatura interior ou localizar a viatura.

O VW Car-Net não é gratuito e pressupõem o pagamento de uma mensalidade. As suas caraterísticas são muito interessantes e permitem aceder a informação das viaturas, como os níveis de combustível ou carga das baterias, abrir ou fechar o carro, aceder a dados de diagnóstico ou definir um perímetro de circulação. Toda esta informação está também agora acessível à Siri.

Os atalhos da Siri, que está no iOS 12, vão permitir aos condutores criarem as suas rotinas e preparar as suas viagens, momentos antes de chegarem aos carros, facilitando-lhes assim a utilização.

Este é mais um excelente exemplo da forma como os Atalhos da Siri podem ajudar, saindo agora da esfera direta do iOS e do iPhone e aplicando-os num cenário real e com uma utilização completamente distinta.